VOZ ADULTOS

Advertências Importantes: 1) Este site tem função única de aculturação (informação, divulgação e principalmente como estrutura auxiliar para que se façam pesquisas abordando os assuntos propostos ). O site se baseia na simples indicação de links a partir dos quais o internauta pode realizar sua pesquisa "per si", sendo que a abordagem dos temas médicos nos seus artigos ou sites, expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informaç ões não poderão e nem deverão, de forma alguma, serem utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico. O site pode aculturar, mas jamais substituir a prática médica que é soberana. Como exemplo, cito muitos pais que são mal orientados sobre a surdez dos filhos, sobretudo com a leitura de textos pouco confiáveis na internet, o que faz com que se perca muito tempo até chegar ao correto diagnóstico e tratamento. Também lembro as perigosíssimas auto-medicações. 2) Embora me pareça totalmente desnecessário registrar, reforço que nenhuma informação obtida neste site tem força para substituir o pensamento, conhecimento e principalmente experiência profissional de médicos e também para os demais profissionais atuantes na área da saúde.Os conhecimentos pessoais científicos e, principalmente a experiência prática do médico, são soberanos. 3) Como comum na internet, ao conectar um site-link, considerar que também apresenta as limitações inerentes a qualquer fonte informativa online, como informações não científicas, científicas mas superadas por retificações recentes e várias outras formas de ;equívocos e desatualizações. Por isto, nenhum site, de qualquer natureza, nem médico, tem capacidade de fornecer informações que substituam o tratamento médico que, repito, sempre será insubstituível. 4) Particularmente, como médico Otorrinolaringologista, penso que, quando o quadro clínico do paciente dá margem à mínima possibilidade de doença grave, a investigação deve ter início focando no diagnóstico de maior risco à saúde do paciente, mesmo que não seja o diagnóstico mais provável. Como exemplo, citaria a tontura. Não raro, o diagnóstico é tido como se Labirintite fosse, mas, a Labirintite não é o diagnóstico etiológico correto na maioria dos quadros de tontura.Assim sendo, muitas vezes inicio a investigação do diagnóstico etiológico solicitando uma avaliação Neurológica, pois o cérebro é o órgão mais nobre do corpo humano e merece investigação preferencial. Mas reitero, é um pensamento e uma conduta pessoal,que pode ou não ser compartilhada com a experiência profissional de outros competentes médicos. 5) Declino de toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através deste site,pois em nenhum momento se apresenta como um site de diagnóstico direcionado ao internauta que está acessando, não existem testes diagnósticos para etiologia de doenças e, portanto não se indica exames complementares, muito menos tratamentos de sinais, sintomas ou doenças. Trata-se tão somente de um site de aculturação, direcionado para servir como suporte na orientação de pesquisas médicas, embora ás vezes acessível a não-médicos, referentes especificamente aos temas aqui abordados.

Md. Ricardo Bing Reis. CREMERS 15.312 Porto Alegre, 20 de fevereiro de 2011.